Curitiba: Seminário Nacional sobre a FEB tratará de Jornalismo e II Guerra

Imagem icônica dos jornalistas que cobriram a Força Expedicionária Brasileira.

Será realizado do dia 28 ao dia 30 de junho de 2018, em Curitiba, Paraná, o VII Seminário Nacional sobre a Participação do Brasil na 2ª GM – SENAB. As atividades serão no Colégio Militar de Curitiba, no Museu do Expedicionário, na Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas e no 20º Batalhão de Infantaria Blindado. O tema deste ano será “Correspondentes de Guerra e a divulgação da Força Expedicionária Brasileira (FEB)”.

O seminário visa reunir historiadores, pesquisadores, preservadores de viaturas militares antigas, colecionadores de miniaturas temáticas da II Guerra, artistas plásticos, professores e estudantes de diferentes universidades, entidades culturais militares e civis, a fim de promover o estudo e a divulgação da participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial (1944-45).

A palestra de abertura, no dia 28 de junho, será do professor da Faculdade Secal, de Ponta Grossa/PR, Helton Costa, jornalista, doutor em Comunicação e com estágio pós-doutoral em História pela Universidade Federal do Paraná. Ele é o autor do livro “Crônicas de sangue: jornalistas brasileiros na II Guerra Mundial”, que deverá ser lançado nos próximos meses, além de possuir diversos estudos na área de Jornalismo na FEB.

Outras atrações

Haverá apresentação de dioramas de miniaturas representando os campos de batalha, artes plásticas (pinturas óleo sobre tela e fotografias) e artigos científicos. Ao final do evento, busca-se publicação contendo a atuação dos Correspondentes de Guerra e a divulgação dos feitos da FEB.

A organização é da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), por intermédio do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx) e do Comando Militar do Sul com suas organizações militares. Apóiam o evento: Colégio Militar de Curitiba, o 20º Batalhão de Infantaria Blindado – Batalhão Sgt Max Wolf Filho e o Museu do Expedicionário, além da Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas (BPVMA) e da Associação Brasileira de Preservação de Viaturas Militares (ABPVM). As palestras, pesquisas e comunicações serão coordenadas pela Universidade Federal do Paraná e pelo Instituto de Geografia e História Militar do Brasil e o Instituto Histórico Geográfico do Paraná.

Para assistir e apresentar trabalhos

Os participantes para receberem o certificado de ouvinte do evento deverão se inscrever, via endereço eletrônico cmc@gmail.com, até o dia 15 de junho ou até terminarem as vagas disponíveis. A inscrição é individual, gratuita, por categoria e aberta a todos os interessados. A quantidade de inscritos, como ouvintes, para as comunicações e palestras será limitada à capacidade dos locais de visitação – 200 (duzentos) lugares. A prioridade para a inscrição será pela ordem de entrada das solicitações.

Um certificado de 16h será emitido para quem comparecer de 75% a 100% dos eventos. Para realizar a inscrição, CLIQUE AQUI

Já para os pesquisadores, os trabalhos deverão ser enviados para cephimex.cpa@gmail.com, até 20 de junho de 2018, preenchendo o campo Assunto: Comunicação para o VII SENAB – 2ª GM.

Os trabalhos mais relevantes serão publicados na Revista do Exército Brasileiro (REB), podendo, também, constarem nas revistas do Clube Militar, Da Cultura, Verde Oliva e Idéias em Destaque.  A divulgação dos trabalhos selecionados será feita no dia 22 de junho de 2018 pela Internet.

Outras informações podem ser obtidas em http://www.portaldacultura.eb.mil.br/ultimas-noticias/187-vii-seminario-nacional-sobre-a-participacao-do-brasil-na-2-gerra-mundial-programacao

Quer mais conteúdo interessante sobre a FEB e o Brasil na II Guerra?

Acesse http://www.facebook.com/vdevitoriabr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s