Direto da família: confira três documentos de dois primos que lutaram pela FEB
O colega José Maria Franco Ferreira colaborou novamente com a página. Para quem não está ligando o nome à pessoa, ele é o neto do general Altair Franco Ferreira, que ficou famoso pelas lentes do fotógrafo Horácio Coelho, quando recebeu a rendição do Coronel Otto Von Kleiber na rendição alemã aos brasileiros no final de abril de 1945 na Itália (segunda foto deste post). José Maria mandou três arquivos. Dois são documentos do avô e o outro, um livro de um primo segundo dele, que escreveu sobre o pai, Flávio Franco Ferreira, que era primo de Altair.
Altair foi do Quartel General do general Olympio Falconiére, que comandava os órgãos não-divisionários. Já Flávio, era do Esquadrão de Reconhecimento e foi até ferido em combate. Seguem os documentos:
Documento 1
Discurso de Altair Franco Ferreira, em setembro de 1957 na EsAO, (Escola de aperfeiçoamento de oficiais) onde seu pai, General José Maria Franco Ferreira Ferreira foi seu fundador e primeiro Comandante. CLIQUE AQUI.
Documento 2
Livro “Venturas, aventuras e desventuras”, de Gustavo Adolfo Franco Ferreira (filho de Flávio Franco Ferreira, que era primo do Altair, e que também foi da FEB). Ele conta da passagem do pai na Itália e como era a vida do ex-combatente antes e depois da guerra. CLIQUE AQUI
Documento 3
Transcrição explicativa de como foi a foto da rendição de oficiais do Comando alemão para a FEB. CLIQUE AQUI
Uma ligeira correção – talvez desnecessária. Meu Pai não foi ferido na guerra. Vejua fls. 50 a 52 de Venturas etc.
CurtirCurtir