É falsa a foto de brasileiros com bazuca alemã em pose “zoeira”

Foto falsa circula pela Internet desde 2008

Uma foto que circula nas redes sociais, principalmente no Facebook e também no whatsapp, com soldados brasileiros da II Guerra simulando um pênis com uma bazuca alemã, é falsa. A imagem é verdadeira, porém os soldados não são brasileiros, são americanos de uma unidade que não dá para identificar. Ela foi publicada pela primeira vez em 2008 no site “knowyourmeme.com” e tinha como legenda: Nossos avós eram literalmente como nós.

Os uniformes dos soldados da foto também são diferentes dos uniformes brasileiros. Porém, como acontece muitas vezes na Internet, ninguém foi checar a informação e a imagem começou a circular como se fossem brasileiros, virando meme e sendo potencializada pela página de Facebook “História 2.0”, que tem mais de 600 mil seguidores. O resultado foi que a história falsa se espalhou ainda mais.

Um dos colaboradores aqui da V de Vitória alertou que a foto não era da FEB e mesmo assim a “História 2.0” deixou a imagem postada e sequer respondeu ao questionamento. Nos comentários, houve quem também fizesse o mesmo alerta.

Comportamento questionável

Mesmo sendo falsa, teve quem compartilhou

Quem costuma espalhar falsas histórias da FEB, geralmente o faz para supervalorizar fatos que exaltem a malandragem, o jeitinho brasileiro e/ou a desonestidade que o jeitinho brasileiro pressupõe, além da chamada zoeira dos Pracinhas, o que não era unanimidade e nem maioria no Exército da geração que combateu o nazifascismo entre 1944-45 , na Itália. Já desmentimos alguns casos com essa finalidade e essa história da foto é apenas mais uma delas.

A contra-propaganda nazifascista no front da FEB e a chamada “Quinta Coluna”, que eram os simpatizantes do Eixo no Brasil, faziam o mesmo trabalho de desgaste da FEB na época da guerra. Hoje, 75 anos depois, a história se repete, talvez em menor intensidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s