Brasileiro muda para a Itália, monta centro cultural e escreve livro sobre a FEB

Luis Carlos Romoli de Oliveira é brasileiro, neto de italianos e possui cidadania no país europeu. Há alguns anos, ele trocou de endereço, indo morar em Barga, Itália, cidade em que mantém a “Casa Brasile na Toscana” (www.casabrasileintoscana.it). É um pequeno museu que relembra a passagem de outros brasileiros antes dele: os soldados da Força Expedicionária Brasileira – FEB.

Evento na Casa Brasile (Arquivo de Luis Carlos)

Luis é jornalista e também é o autor do documentário “Brasil , o aliado esquecido”. Agora ele apresenta mais uma produção em memória da FEB. Trata-se de um livro em italiano, com o título “A Força Expedicionária Brasileira no Vale do Serchio: Linea Gotica 1944”, que trata sobre os dias de setembro a outubro de 1944, quando os Pracinhas lutaram para libertar vilas e cidades italianas, em um avanço que só foi freado nas proximidades de Castelnuovo di Garfagnana.

Luis Carlos Romoli de Oliveira (Arquivo de Luis Carlos)

Neste sábado (31/10), Luís Carlos Romoli de Oliveira falou sobre a obra, em companhia da prefeita de Barga, Caterina Campani; do coronel Vittorio Lino Biondi, diretor da seção barghigiana do Istituto Storico Lucchese Sara Moscardini; do guardião do Monumento Votivo Militar Brasileiro em Pistoia, Mario Pereira; de Luciano Nelli e Giovanni Agresti (Associação Linea Gotica della Lucchesia) e da fotojornalista Maiza Furtado.

Capa do livro (Arquivo de Luis Carlos)

A iniciativa foi patrocinada pela Casa Brasile da Toscana, pela Prefeitura de Barga e pelo Instituto Histórico, além da Unitre Barga e Cento Lumi. “Muito mais ainda existe para divulgar desta parte da história brasileira, acidentalmente ou propositalmente esquecida, que ainda rege as decisões sociais, econômicas, e principalmente políticas da nação Brasileira”, comentou Luis sobre a obra, que em breve, segundo o autor, terá também uma versão em português.

Confira o que rolou na apresentação do livro (versão em italiano):

V de Vitória com Giornale di Barga.

um comentário

  • 🇮🇹Voglio fare tanti complimenti a tutti Luis Carlos, Mário e Helton e soprattutto al colonnello Biondi che sono pienamente d’accordo con le sue parole.
    Documentario veramente toccante e merita di essere diffuso a tutti gli appassionati e studiosi della storia.
    🇧🇷Quero parabenizar a todos, Luís Carlos, Mário e Helton e sobretudo ao Coronel Biondi que concordo em pleno com as suas palavras.
    Documentário verdadeiramente comovente e que merece ser divulgado a todos os fãs e estudiosos da história.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s